• Menu
  • Skip to right header navigation
  • Skip to main content
  • Saltar para a barra lateral principal

Before Header

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube

Contactar agora para consulta!  212760232

Carlos Canaes

Advogados

  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • O QUE FAZEMOS
    • Contencioso e Arbitragem
    • Conflitos Laborais
    • Recuperação de Créditos e Insolvência
    • Condomínios
    • Assuntos de Família e Menores
    • Administrativo e Fiscal
  • ARTIGOS JURÍDICOS
  • CONTACTAR
  • Pesquisar

Mobile Menu

  • Carlos Canaes
  • Ana Rita Mendes
  • Maria Abreu
  • Nanci Henriques
  • Rosa Ferreira
  • Quem somos

Agende uma consulta AGORA!

Adiar um problema agrava-o

212760232

The "New Normal" In Client Services

6 conselhos práticos para uma segunda vaga

4 de Agosto, 2020 por //  by Carlos Canaes Deixe um comentário

Costumo nestes artigos da silly season tentar não falar de questões atuais porque envelhecem rapidamente.  E não era minha intenção escrever sobre o Coronavírus em tempo de férias, mas – depois de um gin e um pouco de reflexão em confinamento no Douro esquecido – a “nova normalidade” que nos espera no Outono e Inverno parece tornar a coisa inevitável.

Gostaria de começar por vos dizer com toda a pompa que, como um advogado experiente, me apercebi da magnitude do problema e que ajudei a organizar uma resposta (jurídica e empresarial) em tempo para os meus clientes. Mas, como muitos, quando ouvi falar sobre o vírus pela primeira vez em janeiro, encolhi os ombros e pensei que estaríamos a salvo ou que passaria sem grandes consequências como o H1N1. Estava errado. Ainda assim, com o passar das semanas, quando as coisas começaram a desmoronar, fui desenvolvendo algumas ideias sobre a resposta que a nossa equipa deveria adotar. Partilho aqui 6 que acho poderem ser úteis no caso de se concretizar a esperada “segunda vaga”.

Liderar na trincheira. O meu patrono costumava dizer: “Não vamos desperdiçar uma boa crise “. Os advogados são extraordinariamente qualificados para lidar com as incertezas, desafios e loucuras gerais que uma situação de pandemia apresenta a qualquer empresa. Ficar em casa não é solução e se há momento para estar na primeira linha é agora!

Combater a desinformação. A maioria dos comportamentos de pânico irracional durante a pandemia decorreram da falta de informações precisas, quer quanto à dimensão e riscos, quer quanto às medidas e apoios do Estado. Alguma coisa falhou porque seguramente que não fomos só nós a ser inundados com dúvidas sobre layoff simplificado e moratórias. E se o leitor confiou nas informações e conselhos sobre pandemia que viu nas notícias na televisão ou nas redes sociais não estará no caminho certo.

Cuidar dos colaboradores. Uma grande parte do tempo de qualquer gestor passou a ser focada na melhor forma de ajudar os colaboradores da empresa (o que começou com sua própria equipe). Comunicar com frequência (e com precisão) com colaboradores e clientes será novamente vital numa segunda vaga para que cada um saiba o que esperar.

Rever os principais contratos. Talvez não seja má ideia voltar a analisar seus contratos, existentes e pendentes, para determinar o que acontece (ou poderá vir a acontecer), dada a pandemia. E não só o arrendamento ou leasing das instalações. Em especial os contratos de seguros. A cláusula mais importante é provavelmente a disposição de Força Maior, que pode desculpar o desempenho de uma ou de ambas as partes nas circunstâncias corretas.

Reprogramar a resolução dos litígios. É altamente provável que a pandemia cause ainda mais atrasos em qualquer litígio pendente. A incerteza na reabertura e a manutenção integral das férias aumentaram exponencialmente as pendências e isso precisa de ser explicado com clareza aos clientes. Os tribunais podem voltar a fechar, os juízes podem não estar disponíveis e os advogados (os seus colegas e contraparte) podem não conseguir funcionar adequadamente apesar de todas as medidas de contingência no caso de uma segunda vaga. É preciso ponderar qual o trabalho que pode ser feito a partir de casa e que reuniões e consultas podem ser feitas à distância por vídeo chamada.

Trabalhar a partir de casa e em vídeo chamada. As pandemias exigem que os colaboradores expostos não entrem no escritório, não participem pessoalmente das reuniões dos clientes e eliminem as viagens de trabalho. Da mesma forma, mesmo com a abertura generalizada que vivemos ao escrever estas linhas pode haver colaboradores e clientes que simplesmente não se sintam confortáveis ​​em entrar no escritório nessas circunstâncias. Nas próximos meses o “distanciamento social” pode simplesmente exigir que os escritórios, os serviços públicos e os Tribunais sejam de novo condicionados ou mesmo encerrados. Deste modo, a videoconferência provavelmente aumentará – o que significa que WebEx, Zoom, Teams, Hangouts continuarão a ser ferramentas diárias. E se optar por ter colaborares em casa (o que na área do Direito é muitíssimo difícil) precisará encontrar uma maneira de acompanhar o horário deles (por exemplo com o Clockify ou através de um site para colaborares, onde registarão os trabalhos realizados).

Crédito da foto: Harry Quan em Unsplash

Categoria: Advocacia, Arrendamento, Direito Comercial, Direito do Trabalho

Agende uma consulta!

Procura resposta imediata para as suas questões?

Talvez possa estar interessado nestes assuntos:

6 conselhos práticos para uma segunda vaga

Pode uma deliberação da Assembleia de Condóminos ser anulada nos Julgados de Paz?

Legitimidade passiva no caso de não entrega dos registos de Contabilidade

Consequência do não envio anual do RABC pelo inquilino

Divisão de fração e alterações à linha arquitectónica do edifício

Arrendamento de arrumos

Gozo de férias pelo Gerente

Valor jurídico da realização de Assembleia de Condóminos por meios telemáticos

IVA nas autarquias locais

Previous Post: « Pode uma deliberação da Assembleia de Condóminos ser anulada nos Julgados de Paz?

Interações do Leitor

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sidebar primária

ARTIGOS RECENTES

6 conselhos práticos para uma segunda vaga

Pode uma deliberação da Assembleia de Condóminos ser anulada nos Julgados de Paz?

Legitimidade passiva no caso de não entrega dos registos de Contabilidade

Consequência do não envio anual do RABC pelo inquilino

Divisão de fração e alterações à linha arquitectónica do edifício

Contactar aqui

Site Footer

RESPONSABILIDADE SOCIAL - 20 ANOS DE MEMÓRIAS - TRABALHAR CONNOSCO - AVISO LEGAL

Copyright © 2021 · Mai Law Pro em Genesis Framework · WordPress · Login