Os telefones inteligentes e os tablets mudaram a nossa forma de trabalhar. O escritório subsiste como uma âncora importante mas hoje pudemos ter todas as ferramentas para trabalhar no hotel, no terminal do aeroporto ou mesmo – desde este Verão – numa praia no Algarve. Para isso precisamos de ter, para além das máquinas infernais e de boa uma ligação 4G ou um hotspot wifi nas imediações as aplicações certas (as APPS como a geração de Bolonha carinhosamente as apelida), que normalmente gratuitas ou ao preço de um hamburger, são a chave que precisamos para o escritório digital. Acabam-se as desculpas esfarrapadas para os clientes do género “começo a trabalhar no seu assunto logo que chegue ao escritório” ou “o doutor encontra-se numa diligência não se importa de ligar mais tarde”, mas abrem-se infinitas oportunidades de conjugação entre o pessoal e o profissional, que afinal nos permitem espremer mais algumas horas de lazer ou de convívio familiar aos nossos dias. Sobretudo – e por contras senso – nas Férias…
1. O processador de texto no smartphone ou no tablet ainda é uma dor de cabeça. A única razão porque não dispensei o meu portátil que quase já entrou em desuso. O Microsoft Office tem desde este ano uma versão mobile, que incluída no Office 365 que subscrevemos no escritório para os computadores de secretária e portáteis e pode ser uma boa solução. Pessoalmente não recomendo e prefiro a aplicação da Hancom que desde o princípio deste ano passou a vir incluído nos novos modelos de tablet da Samsung. Mas para começar uma boa opção é o QuickOffice, que foi recentemente adquirido pelo Google, e edita documentos na perfeição (incluindo anotações sobre PDF), encontrando-se disponível gratuitamente tanto para o sistema operativo Android como o Itunes do Iphone. Se o vosso “aparelho esperto” trás caneta incorporada para a escrita manual recomendo o Papyrus é a minha opção e é igualmente gratuito, o que facilita muita a tomada de notas (continuou a dar-me mal com o reconhecimento de voz nativo destes aparelhos…). Uma outra aplicação que uso com frequência é o Tiny Scan Pro que pelo preço de um café scana largos documentos para o telefone e tablet em segundos o que é uma mais-valia na consulta de processos físicos no Tribunal.
2. No navegador não há dúvidas e a escolha só pode ser o Chrome que ligado a uma conta do Google permite preservar os documentos abertos no escritório para consulta directa e em movimento. Para os Androides é opção de há muito mas ultrapassou recentemente o Safari nos utilizadores do Iphone/Ipad. E aliado ao Google Keep funciona como um assistente pessoal que calcula o tempo de percurso para casa, sugere atualizações nas nossas páginas mais vistas e até alerta no momento da marcação de um golo da nossa equipa favorita que fatidicamente estamos a perder em tempo real.
3. Na nuvem a escolha é mais difícil. Optámos no escritório pelo Drive em detrimento do Dropbox (que continua a liberar no Itunes) porque o preço do alojamento é muito mais simpático (menos de 2€ mês por 100 gigas e pouco mais de 6€ por um terabyte. O Dropbox pede uma mensalidade idêntica 6€ para 100 gigas).
4. Para troca de mensagens depois de meses de incerteza o Hangouts também do Google e também gratuito passou a ser adoptado por todos os colegas do escritório. Ainda mantenho o Messenger do Facebook mas profissionalmente é de fugir para evitar o último pedido de vidas no jogo em que os teus amigos estão viciados no momento. E embora tendo perdido muita influencia o Skype da Microsoft continua a ser utilizado por muitos clientes, sobretudo no estrangeiro (devido ao preço das comunicações). Mas como App para o dia-a-dia não recomendo. A escolha da agenda também não é difícil. A nativa no Iphone e Ipad é excelente. E no Android talvez o Business Calendar seja a escolha ideal (mais é um pouco carote chegando quase aos 5€). Em ambos os casos não passamos sem o Evernote para tomar notas que até tem uma versão grátis que faz tudo o que é preciso. Em qualquer destas Apps o truque é a sincronização (com a Agenda do escritório) pelo que a escolha deve recair na que torne o processo mais simples.
5. Finalmente em viagem o TripIt é um assistente pessoal que após ter acesso à nossa caixa de entrada de e-mail procura por bilhetes de avião já adquiridos e traça itinerários. Após abrir a App é logo possível ver todos os detalhes: o número de confirmação do voo, a hora de partida, o endereço do hotel, a distância do centro de conferências e o site do restaurante onde vamos comer na sexta à noite.
Foi opção do autor do artigo não incluir links para qualquer das aplicações aqui referidas dada a facilidade de busca na Internet e porque o artigo reflete meramente uma experiência de utilizador que de nenhum modo permite supor qualquer relação de patrocínio a marcas ou produtos.
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